Projeto Soul da Rua será realizado neste domingo na Terra Firme

O Projeto Soul da Rua é uma iniciativa do Coletivo Cosp Tinta e do Coletivo Casa Preta que visa fortalecer a cena do graffiti local e regional, sem perder a perspectiva de conscientizar valores sociais e étnico-raciais através da difusão de outras artes urbanas ligadas à Cultura Hip-Hop e Cultura Popular. Começando 2014 com força total, o projeto chega ao Bairro da Terra Firme

Terra Firme

A história do bairro da Terra Firme começou na década de 1950 com a movimentação de pessoas das áreas rurais de Belém e com a chegada de uma grande quantidade de migrantes nordestinos, especialmente do Maranhão. A partir da ocupação de terras públicas em áreas tratadas de baixadas (favelas), essas pessoas começaram a construir suas moradias às margens do Rio Tucunduba onde até hoje onde predomina a arquitetura de palafita. Também chamado de Montese, a Terra Firme (ou TF), é um dos bairros mais populosos de Belém. Tem cerca de 60 mil moradores e ao longo desses anos o bairro acumulou áreas da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), antiga FCAP, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Arte negra

Portanto, a partir da utilização do graffiti, umas das fontes mais próximas de arte da juventude de periferia, o Soul da Rua além de reforçar a cultura popular, promove a cultura Hip-Hop em uma busca pela promoção da equidade racial, resgatando assim a história de resistência do povo negro através de um elemento negro urbano que é a arte do graffiti. Desta edição do Soul da Rua participarão grafiteiros e grafiteiras de Belém e um convidado do Maranhão, o WBS, que integra a Crew Efeito Colateral. Juntos, cerca de 15 grafiteiros, além de trançadeiras, artesãos e demais artistas urbanos da Cultura Hip-Hop como o grupo de dança Amazon Crew. A musica também se fará presente com Dj Morcegão, Dj RG, Bruno B.O, Máfia da Baixada, VN-Hip-Hop e Cronistas da Rua.

cspreta

Serviço: Projeto Soul da Rua, dia 26 de janeiro, de 9h às 19h, nas palafitas da rua Santa Helena (próximo a feira da Terra Firme).

Fonte: http://www.coletivocasapreta.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *