Planejamento participativo da Produtora Colaborarativa Brasil-África será na Casa Preta

Amanhã (16), será realizado um planejamento participativo para a criação do projeto da Produtora Colaborativa Brasil-Africa, com os alunos africanos da UFPA, vinculados à Casa Brasil-Africa, integrantes da Casa Preta, ponto de cultura que trabalha com a cultura negra e a Produtora Colaborativa do Pará. Estarão atuando como facilitadores do processo pesquisadores da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA/NAEA).

O planejamento participativo tem o objetivo de criar um projeto para resolver um determinado problema. Partindo da premissa de que, quem planeja executa e quem executa planeja, todas as pessoas interessadas na criação da produtora participarão efetivamente desta oficina de planejamento. Os ferramentais teóricos e práticos são baseados nas discplinas Planejamento do Desenvolvimento Regional e Elaboração e Gestão de Projetos Públicos, ministradas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) que integra os níveis de Doutorado e Mestrado, cujo objetivo é habilitar a dominar os principais fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos.

foto-casa-preta
Essa atividade assessorada pelos mestrandos do NAEA se configura também como uma das propostas do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, que além da pesquisa e do ensino, visa realizar atividades de extensão no sentido de democratizar o conhecimento produzido na universidade.

A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia – IPPA – que é uma rede de pesquisa e extensão que articula com universidades, institutos de pesquisa, governos e setor produtivo da Amazônia, vinculada ao Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que tem como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a Região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais.

A Produtora Cultural Colaborativa é uma tecnologia social que transforma o processo de produção cultural (cobertura, registro multimídia, comunicação) em um processo educativo transformando-se em um espaço de produção do conhecimento. A idéia de criar esse empreendimento colaborativo surgiu dentro das oficinas de cultura digital do Projeto UFPA 2.0, coordenado pela Pró-reitoria de Relações Internacionais da UFPA.

O Coletivo “Casa Preta”: cultura de matriz africana é uma associação que integra a Rede Mocambos. A rede possui pontos em todo Brasil e na  região norte atua nos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Acre, Rondônia e Amazonas. Um dos objetivos da rede é incentivar e reafirmar a identidade da cultura negra. Em Belém a organização atua no bairro da Terra Firme e busca através das suas ações motivar a reflexão sobre a cidadania, cultura, paz, negritude, literatura, cinema e música.

SERVIÇO:
Planejamento Participativo – Produtora Colaborativa Brasil-Africa
Data: 16 de fevereiro de 2013
Horário: 10h às 18h
Local: Casa Preta – Roso Danin, 780, Terra Firme, Belém – PA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *