Pesquisadoras do NAEA em parceria com a UFAM lançam livro sobre o pensamento social na Amazônia

Será lançado em Belém nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 18h30, livro Vozes da Amazônia – II. Trata-se de um trabalho coletivo sobreo pensamento social na Amazônia, a organização do volume coube aos professores Elide Rugai Basto (UNICAMP) e Renan Freitas Pinto (UFAM). Entre os ensaios, um é assinado por pesquisadoras de destaque do NAEA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – UFPA), Edna Castro e Stella Pessôa

A obra é um trabalho coletivo sobre o pensamento social na Amazônia, organizado pelos professores Elide Rugai Basto (Unicamp) e Renan Freitas Pinto (UFAM). Entre os ensaios, dois são assinados por autores da UFPA, especialmente convidados pela UFAM. São os Ensaios Benedito Nunes: voz e imagens da Amazônia, de Edna Castro e Stella Pessôa, que escreveram em parceria o ensaio Benedito Nunes: voz e imagens da Amazônia”.

Sobre Benedito – O Ensaio Benedito Nunes: voz e imagens da Amazônia apresenta alguns aspectos da pesquisa sobre o intelectual paraense Benedito Nunes, o qual está em desenvolvimento no NAEA. De acordo com os organizadores do livro, “Edna Castro e Stella Pessôa propõem-se a destacar um aspecto, na verdade, só recentemente frequentado e realçado na herança do pensamento deixado pelo filósofo paraense, que é a do estudioso dedicado às coisas de sua cidade Belém e de sua região, e esta última, de forma mais frequente e pontual, por meio da produção de seus artistas e intelectuais. O ensaio inicia com um esclarecedor traçado de vida e obra do autor, destacando sua leitura filosófica das diferentes manifestações regionais das ciências humanas e das artes, destacadamente a literatura, a fotografia e as artes plásticas e dramáticas”.

Na mesma data e no mesmo local, às 16h, também será realizado um seminário para debater o tema “A Amazônia no pensamento social”. Confira aqui a programação do seminário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *