Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia realiza palestra sobre Cultura Digital Comunitária e Gestão Municipal

Foi realizada neste final de semana, a palestra “Cultura Digital Comunitária e Gestão Municipal” em Breves, através da IPPA – Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia. O evento ocorreu no CEDEMP – Centro de Educação Empreendedora, e contou com a participação de estudantes de graduação de diversas áreas, como letras, geografia, turismo, pedagogia, história de vários municípios que compõem a Ilha do Marajó entre os quais Breves, Portel, Anajás e Afuá. A palestra foi ministrada pelos pesquisadores da IPPA e alunos do mestrado do NAEA, Larissa Carreira e Jader Gama, com a mediação do professor Sócrates Carvalho, vice-coordenador do campus de Breves da UFPA. Durante o debate, os alunos puderam debater sobre a realidade do município de Breves e sobre a importância da apropriação de novas tecnologias para o desenvolvimento de projetos colaborativos de planejamento e desenvolvimento local através da junção de métodos acadêmicos e o conhecimento popular.

A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia – IPPA – é uma rede de pesquisa e extensão que articula com universidades, institutos de pesquisa, governos e setor produtivo da Amazônia, vinculada ao Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que tem como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a Região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais.
academicos-breves-debate2
Dentre os assuntos abordados, teve destaque o Plano Breves 2025, que trata-se de um exercício de planejamento conjunto entre governo, empresariado e sociedade civil com o intuito de pensar uma alternativa de desenvolvimento para aquele município.

professor-walter-geografia

Como uma das formas de contrinuir com o processo, a IPPA está organizando uma série de formações abertas para comunidade acadêmica, governo e população em geral, que vão desde cursos de iniciação a as tecnologias da informação e comunicação com softwares livres, planejamento, transparência pública e dados abertos. As atividades serão viabilizadas pela própria IPPA, Campus da UFPA de Breves e prefeitura municipal. Os ações serão coordenadas por professores do NAEA e executadas por acadêmicos do curso de mestrado de planejamento e desenvolvimento sustentável do trópico úmido.

Texto: Divulgação IPPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *