Incrições abertas para oficina gratuita de criação cinematográfica pela UTDUFPA

O Projeto de Extensão Cineclube ETDUFPA (ICA/UFPA) realiza a “Oficina de Criação Cinematográfica: Experimentando o Experimental”, entre os dias 16 e 20 de maio, das 8h às 12h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada no bairro Umarizal, em Belém. As inscrições são gratuitas e feitas pelo e-mail cinematecaparaense@gmail.com. O único pré-requisito para participar é possuir uma câmera digital ou celular que grave imagens em movimento. A oficina será ministrada pelo cineasta e estudante de cinema da UFPA, Mateus Moura, que também é bolsista do Projeto de Extensão. As vagas são limitadas.

A oficina pretende abordar a própria linguagem para chegar à essência cinematográfica, propondo exercícios críticos de contemplação e lúdicos de criação. Fazem parte do conteúdo programático da oficina: Formação do olhar audiovisual crítico; Estímulo à criatividade e busca pessoal de uma poética audiovisual; Conscientização acerca das possibilidades da ferramenta audiovisual enquanto produtora de memória; e Iniciação às técnicas de cinematografia (som, imagem e montagem).

Segundo o coordenador do Cineclube ETDUFPA, professor mestre Ramiro Quaresma, a oficina é importante no sentido de democratizar a criação cinematográfica e demonstrar possibilidades técnicas e estéticas para um cinema possível, realizado e finalizado em plataformas acessíveis. A oficina tem como objetivo experimentar. “Pensar e criar obras audiovisuais em formato livre, planos, enquadramentos, edição de imagens pra criar um sentido, brincar com as sensações transmitidas pela sucessão de imagens em movimento”, comenta o professor sobre os objetivos da oficina.

Cineclube ETDUFPA – Surgiu em 2014 com o objetivo de criar e refletir a respeito das interfaces tecnológicas e audiovisuais em confluência com as artes cênicas, cenários onde a Escola de Teatro e Dança da UFPA é principal referência em Belém. O Projeto é coordenado peloprofessor mestre Ramiro Quaresma, e tem como bolsistas Mateus Moura Cléber Cajun (Navega Saberes) e Gisele Guedes (PIBIPA).

Serviço:
Oficina de Criação Cinematográfica: Experimentando o Experimental
Data: de 16 a 20 de maio
Horário: das 8h às 12h
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA, Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820 – Umarizal
Inscrições gratuitas pelo email: cinematecaparaense@gmail.com

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento
Fonte: https://www.portal.ufpa.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *