Imersão de edição de vídeo com Software Livre Blender será realizada pelo projeto UFPA 2.0

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2014, será realizada uma imersão sobre edição de vídeo, utilizando o Software Livre Blender, como parte da programação de oficinas de cultura digital do projeto UFPA 2.0.

Por que o Blender?

Além de ser software livre, o Blender é um programa completo de edição de vídeo, animação 3D e compositing (pós-produção). Mantido por uma fundação, trata-se de um dos principais programas multimídia de hoje. Também possui um futuro confiável e promissor, o que se deve tanto a uma comunidade crescente como por sua integração total a scripts em Python.

O Blender pode ser instalado em qualquer plataforma (Linux, MacOS e Windows), ou mesmo usado sem qualquer instalação, a partir do download de uma pasta com os executáveis. Ou seja, é muito fácil conseguir “levar para a casa” o que faremos durante a oficina.

A rodada de oficinas tem o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica, a apropriação de ferramentas livres para a produção de conteúdos científicos e culturais, possibilitando a troca de conhecimento entre estudantes, professores e a comunidade externa da UFPA.

O objetivo da imersão é dar um panorama geral sobre as possibilidades do programa Blender como editor de vídeo 2D, passando pelas principais etapas deste processo durante o encontro.

Participantes das oficina de Cultura Digital e Software Livre do projeto UFPA 2.0

Participantes das oficina de Cultura Digital e Software Livre do projeto UFPA 2.0

 

Participantes, ao final das oficinas, deverão estar habituados à interface de edição 2D (VSE) do programa e deverão ser capazes de realizar seus próprios projetos de edição por conta própria.

O projeto UFPA 2.0 é coordenado pelo prof. Flávio Nassar, pró-reitor de relações internacionais da UFPA em parceria com a Produtora Colaborativa e tem o objetivo de possibilitar o acesso dos acadêmicos à novas tecnologias da informação e fomentar o compartilhamento de conteúdos digitais na internet. Os responsáveis pela atividade são os acadêmicos da UFPA, Larissa Carreira (NAEA), Jader Gama (NAEA), Márcio Reis (Ciência da Computação) e Karina Bacelar (Matemática).

SERVIÇO:

Data: 7, 8 e 9 de agosto de 2014
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Laboratório Digital Livre (Trav. 3 de Maio – 1573, entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt)
Nº de vagas: 10
Inscrições: Livres
Formulário de inscrição:
http://va.mu/AIKmS
Informações:ufpa2pontozero@gmail.com
Sites:

http://ufpadoispontozero.wordpress.com/
http://produtoracolaborativa.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *