Eventos debatem a história da mídia na Amazônia

 

Para debater e analisar mais sobre a história dos meios de comunicação, vão ocorrer, simultaneamente, o 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e o 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia, com o tema “Mídia: Memória, Cultura e Amazônia”.

Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), pela UFPA – por meio da Faculdade de Comunicação (Facom) -, pelos Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e História Social da Amazônia (PPHIST) e pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

Os eventos ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro e prestigiam os 190 anos da publicação do Jornal O Paraense, já antecipando as celebrações para os 200 anos da Imprensa no Norte do Brasil. O objetivo dos encontros será discutir, nos campos da Comunicação e da História, o desenvolvimento de todas as mídias. Segundo a Coordenadora do Congresso, professora Netília Seixas, “profissionais se reunirão para debater a respeito das mídias no Pará e na Amazônia e também sobre a atuação delas no passado e no presente.”

Programação – Durante o evento, ocorrerão palestras, mesas-redondas e grupos temáticos (GTs). Para fazer a palestra de abertura, que tem como tema “Mídia, Memória e Cultura”, a convidada foi a professora Christa Berger, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Para finalizar o Encontro, será lançado o livro Enciclopédia do Rádio Esportivo, organizado pela professora Nair Prata e pela jornalista Maria Cláudia Santos, além da palestra de encerramento com o jornalista Lúcio Flávio Pinto, que terá como tema “Mídia e Relações de Poder na Amazônia”.

Pesquisa – Os estudos sobre a história da mídia já acontecem há alguns anos na UFPA, envolvendo pesquisadores das áreas de História, Letras e de Comunicação. No evento, além da participação de professores e estudantes, um dos objetivos é ter também a presença de profissionais do mercado nas discussões, afirma a professora Netília Seixas. O evento é uma oportunidade para os interessados em História e Comunicação conhecerem mais sobre o desenvolvimento da mídia na Amazônia.

Para participar, é necessário acessar o blog do evento, ver a categoria de interesse, preencher a ficha de inscrição, disponível para download e, após fazer o pagamento da taxa, enviá-la junto com uma cópia do recibo para o e-mail midianorte2012@gmail.com. “Este Encontro é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da área e para quem se interessa pela história da imprensa, independentemente do campo de trabalho ou pesquisa”, finaliza a professora Netília.

Inscrições – Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até o dia 9 de novembro. Quem deseja apresentar trabalhos ou contar seus relatos de experiência relacionados às mídias na Região Norte também terá espaço nos Encontros. Nesse caso, os interessados precisam enviar, até o dia 25 de outubro, seu artigo ou relato, além dos demais documentos necessários para a inscrição no evento. Após a submissão, os trabalhos encaminhados serão avaliados por uma comissão científica e, posteriormente, os selecionados serão apresentados dentro dos diversos Grupos Temáticos (GTs) que compõem a programação do Seminário.

“O evento é uma oportunidade de reunir e discutir estudos sobre história das mídias e suas relações com a cultura e a sociedade, não só de pesquisadores de Comunicação e História, mas também de diferentes áreas das Ciências Humanas, como as Artes, a Etnomusicologia, a Antropologia, as Letras e a Sociologia”, finaliza o professor Maurício Costa, membro da comissão organizadora dos eventos e professor da Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST)..

Serviço:
2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia.
Data: 12 e 13 de novembro de 2012.
Local: palestras e mesas-redondas: Auditório do Capacit.
GTs: Salas do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.
Hora: A partir das 8h30
Para mais informações e baixar a ficha de inscrição, acesse o blog

Fonte: Portal da UFPA

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos:  Alexandre Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *