1ª Pajelança Quilombólica da TF

Será realizada amanhã (31) a primeira Pajelança Quilombóĺica da TF, na Casa Preta. No encontro serão realizadas oficinas e rodas de conversa sobre software livre, ancestralidade, africanismo, mídias livres, liberdade, formação política, comunicação comunitária e o fazer de mapas comunitários. O evento irá reunir agentes culturais e moradores do bairro da Terra Firme, em Belém – PA.
O encontro será realizado pela Casa Preta, associação de afrodesenvolvimento que atua com comunidades quilombolas rurais e urbanas, integrante da rede Mocambos, e pela Colaborativa, produtora de projetos e eventos de comunicação comunitária e cultura digital.

Dentre as primeiros encontros com essas características realizados pela Rede Mocambos, estão a Pajelança Quilombólica realizada em 2010 na Casa de Cultura Tainã (Campinas SP), que reuniu uma caravana do sul da Bahia dos municípios de  Maraú, Itacaré e Ilhéus. Essa pajelança ofereceu um fervilhante espaço de idéias  africanas, de sentimentos empretecidos, de vibrações de baobá. E a Pajelança Quilombólica Digital realizada em 2008 na cidade de Oriximiná-PA (Baixo Amazonas), que envolveu indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

E é esse trabalho que o Núcleo de Formação da Rede Mocambos na região norte pretende potencializar no bairro da Terra Firme em Belém do Pará.

SERVIÇO:
1ª Pajelança Quilombólica da TF
Data: 31.01 e 01.02
Local: Roso Danin, nº 780, Belém – PA. (Casa Preta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *