Acadêmicos produzem conteúdos nas oficinas de Comunicação Comunitária e Software Livre

Participantes das oficinas do projeto UFPA 2.0 estão se apropriando de conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas de edição de vídeo, audio, gráfica, blogs e gerenciadores de conteúdo, metareciclagem, entre outros conteúdos de comunicação comunitária utilizando softwares livres.

As oficinas estão sendo realizadas desde o primeiro semestre de 2013, no laboratório digital santander, localizado no bloco de aulas do ITEC na Universidade Federal do Pará.

O projeto UFPA 2.0 é coordenado pelo prof. Flávio Nassar, e visa promover ações que facilitem a acessibilidade das pessoas a essas novas tecnologias da informação e ao conteúdo disponibilizado por meio da internet. As oficinas estão sendo facilitadas por alunxs colaboradores do mestrado do NAEA/UFPA, e são abertas à toda a comunicada acadêmica da UFPA.

“A oficina de comunicação do projeto ufpa 2.0 é sem dúvida uma oportunidade de aprendizado ímpar, pois, os temas tratados nesta oficina são extremamente atuais, no que se refere a software, além do que, desperta a visão dos participantes a aprenderem uma nova forma de trabalhar com ferramentas digitais. Dentre tantos aprendizados referente a software livres o aspecto da autonomia, ou seja, a capacidade de saber como fazer e não simplismente agir como mero usuário, é um ponto muito relevante da oficina.”, afirma Thiago Borges, aluno do curso de economia da UFPA e participante das oficinas livres do projeto.

A seguir um Programa de rádio e um jornal colaborativo produzidos nas oficinas de comunicação comunitária:

Programa de Rádio

Jornal Colaborativo:

informativo20

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *