Iº Encontro Norte das Produtoras Culturais Colaborativas

Depois de receber o II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas Livres, em 2015, o braço amazônico desta rede de inovação, organiza o primeiro encontro regional norte, na Ilha de Outeiro (Belém-PA). As Produtoras Culturais Colaborativas são uma tecnologia social que reúne um conjunto de metodologias para que grupos auto-gestionários transformem seus espaços de atuação em empreendimentos criativos que oferecem produtos e serviços de audiovisual, produção cultural, comunicação comunitária, formação em cultura digital e software livre. A edição deste ano do encontro tem o reconhecimento e apoio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, através do edital Cultura e Redes, realizado em 2015, cujos recursos foram liberados somente este ano.

O I Encontro Amazônico das Produtoras Culturais Colaborativas Livres será composto por rodas de conversa, oficinas, feira solidária, lançamento de documentários, livros e atrações culturais que se apresentaram durante a I Sambada da Casa Preta, representantes das produtoras das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Além de representação de coletivos culturais de Roraima, Maranhã, Amapá, Amazonas e Pará, bem como de parceiros locais que trabalham com produção cultural, software livre e economia colaborativa.

A programação foi construída de maneira colaborativa a partir das ações e interesses dos coletivos que atualmente representam a Rede Nacional de Produtoras Colaborativas na região Amazônica. O objetivo do encontro e mapear coletivos hacktivistas e culturais, compartilhar experiências auto-gestionárias e de sustentabilidade econômica, fortalecer o braço amazônico da rede e replicar essa tecnologia social em outros territórios.

O evento será realizado na Escola Bosque em Outeiro, nos dias 14,15 e 16 de setembro. Sendo organizado pela Produtora Cultural Colaborativa (Belém-PA), Casa Preta e Puraquê. Com o apoio da Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, Ministério da Cultura – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

As inscrições estão sendo realizadas através de um formulário no Corais.org, disponível aqui. No site do evento e nas redes sociais da Produtora encontram-se mais informações.

 

Texto: Samyra Mercês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *