4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto 2013

A CONFOA 2013 será realizada na Universidade de São Paulo, Brasil, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de ensino e pesquisa superior.

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência:

•   Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•   Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•   Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•   Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•   Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•   Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•   Direitos de autor

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que abordem temáticas relevantes para o contexto luso-brasileiro. Os trabalhos poderão ser submetidos até dia 03 de maio de 2013 nas seguintes modalidades:

a) Comunicações – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 a 2 páginas (aproximadamente 500 a 1.000 palavras), contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de comunicação, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.

b) Posteres – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 página (até 500 palavras), contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de pôster, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.

Os formulários podem ser obtidos no site da STOA/USP: http://social.stoa.usp.br

ATENÇÃO: Esse ano, os resumos submetidos e aprovados deverão ser complementados pelo arquivo do texto completo (no caso de comunicações) até ao dia 9 de Setembro e pelo arquivo digital do pôster até o dia 30 de agosto.

A 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto é promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e conta com o apoio da UMinho – Universidade do Minho e FCCN – Fundação para o Desenvolvimento da Computação Científica Nacional , ambos de Portugal, e do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Fonte: http://social.stoa.usp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *